<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://draft.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d38632669\x26blogName\x3dCriminologia+-+Vertente+Criminal%C3%ADstica\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dSILVER\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://areacriminologia2.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://areacriminologia2.blogspot.com/\x26vt\x3d-1753535844982956654', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
02 fevereiro 2007

Classificação de impressões digitais

As impressões digitais podem ser divididas em três formações básicas, que são os loops, os arches (arcos) e os whorls (remoinhos). Os loops são linhas que entram e saem do mesmo lado da impressão digital, invertendo assim o seu percurso a meio do dedo. Os arches (ou arcos) são linhas que começam num lado da impressão, sobem em forma de colina e terminam no outro lado. Os remoinhos são linhas circulares que não entram nem saem de qualquer lado da impressão digital, formando várias imagens circulares.

O plain arch é o mais simples de todos os padrões de impressões digitais. O “tented arch” é muito similar, mas forma uma onda mais acentuada. O nome provém da forma das tendas canadianas.

Um loop tem de ter umas linhas a entrar e a sair pelo mesmo lado da impressão digital. Se abre em direcção ao dedo mindinho é chamado Ulnar Loop, se abre em direcção ao polegar é Radial Loop. Considera-se duplo loop qualquer impressão digital que contenha dois loops.

O whorl (remoinho) e o central pocket loop, têm, pelo menos, uma linha que faz o circuito completo, que pode ser encontrada na forma de espiral, oval ou outra qualquer variante de uma linha circular. Estes distinguem-se entre si traçando uma linha entre os dois deltas. Se a linha traçada toca nas linhas circulares, então é um Plain whorl, caso contrário é um Central pocket loop.

Qualquer outra impressão digital que contenha dois destes padrões (que não o plain arch, pois a coexistência deste com outro padrão é ignorada devido à sua simplicidade e ao facto de ser muito comum) é considerada acidental, não tendo, portanto, nenhuma característica específica.

Tendo em conta os conhecimentos adquiridos até agora, pensamos, num futuro próximo, recolher algumas impressões digitais da nossa turma e proceder à sua identificação.

Podem acompanhar a informação aqui fornecida com as imagens deste link -> Impresões digitais

In "The Forensic Science Project".