Análise de salpicos de sangue
A análise das manchas de sangue fornece duas informações principais que ajudam a reconstruir a posição exacta do crime: a direcção do sangue e o ângulo de impacto com a superfície.
O formato das machas de sangue é circular a oval. Se o sangue cai directamente de cima, a mancha terá uma forma redonda, dependendo da textura da superfície; se a mancha for resultado de um disparo ou outro agente penetrante, uma mancha elíptica ou oval é formada. O eixo maior da elipse indica a direcção em que o sangue viajava. A partir desta análise, determina-se o ponto de convergência num plano bidimensional.
A mancha de sangue apresenta geralmente uma parte menos densa, em forma de cauda, que aponta para a direcção de onde a mancha foi projectada. Geralmente, o ângulo de impacto numa superfície plana pode ser obtido medindo o grau de distorção circular da mancha, através da equação trigonométrica sin (ângulo de impacto) = largura/comprimento da mancha. Este cálculo, combinado com o ponto de convergência, irá definir a origem da mancha no espaço tridimensional. Devido à existência de muitas manchas de sangue numa cena do crime, os investigadores desenham linhas com cordas ou usam software CAD para visualizarem o percurso das manchas de sangue.
Há outros princípios a ter em conta na interpretação das manchas de sangue:
- a textura da superfície é um dos componentes-chave na determinação do tipo de dispersão da mancha: quanto mais dura a superfície, menos a mancha salpica.
- quando o sangue atinge uma superfície dura mas lisa, geralmente fragmenta-se aquando do impacto, originando gotas mais pequenas que se continuarão a mover na mesma direcção da mancha principal.
A velocidade a que o sangue viaja influencia significativamente a sua forma: a elipse que a mancha forma torna-se mais alongada e fina com o aumento da velocidade. A altura da qual o sangue pinga também influencia a forma da mancha, aumentando o comprimento e a escorrência da mancha com a diminuição da altura. Finalmente, e como referido no início deste texto, o ângulo de impacto é um elemento influenciador na forma da mancha: um ângulo de 90º resulta numa mancha perfeitamente redonda, enquanto manchas alongadas resultam de ângulos progressivamente menores.
A análise efectiva de todos estes factores permite inferir, por exemplo, a posição dum disparo, e levar muitas vezes por si só à resolução de um caso.
In "The Forensic Science Project"
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home