<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d38632669\x26blogName\x3dCriminologia+-+Vertente+Criminal%C3%ADstica\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dSILVER\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://areacriminologia2.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://areacriminologia2.blogspot.com/\x26vt\x3d-1753535844982956654', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
08 fevereiro 2007

Análise de salpicos de sangue

A análise das manchas de sangue fornece duas informações principais que ajudam a reconstruir a posição exacta do crime: a direcção do sangue e o ângulo de impacto com a superfície.
O formato das machas de sangue é circular a oval. Se o sangue cai directamente de cima, a mancha terá uma forma redonda, dependendo da textura da superfície; se a mancha for resultado de um disparo ou outro agente penetrante, uma mancha elíptica ou oval é formada. O eixo maior da elipse indica a direcção em que o sangue viajava. A partir desta análise, determina-se o ponto de convergência num plano bidimensional.
A mancha de sangue apresenta geralmente uma parte menos densa, em forma de cauda, que aponta para a direcção de onde a mancha foi projectada. Geralmente, o ângulo de impacto numa superfície plana pode ser obtido medindo o grau de distorção circular da mancha, através da equação trigonométrica sin (ângulo de impacto) = largura/comprimento da mancha. Este cálculo, combinado com o ponto de convergência, irá definir a origem da mancha no espaço tridimensional. Devido à existência de muitas manchas de sangue numa cena do crime, os investigadores desenham linhas com cordas ou usam software CAD para visualizarem o percurso das manchas de sangue.
Há outros princípios a ter em conta na interpretação das manchas de sangue:
- a textura da superfície é um dos componentes-chave na determinação do tipo de dispersão da mancha: quanto mais dura a superfície, menos a mancha salpica.
- quando o sangue atinge uma superfície dura mas lisa, geralmente fragmenta-se aquando do impacto, originando gotas mais pequenas que se continuarão a mover na mesma direcção da mancha principal.
A velocidade a que o sangue viaja influencia significativamente a sua forma: a elipse que a mancha forma torna-se mais alongada e fina com o aumento da velocidade. A altura da qual o sangue pinga também influencia a forma da mancha, aumentando o comprimento e a escorrência da mancha com a diminuição da altura. Finalmente, e como referido no início deste texto, o ângulo de impacto é um elemento influenciador na forma da mancha: um ângulo de 90º resulta numa mancha perfeitamente redonda, enquanto manchas alongadas resultam de ângulos progressivamente menores.
A análise efectiva de todos estes factores permite inferir, por exemplo, a posição dum disparo, e levar muitas vezes por si só à resolução de um caso.

In "The Forensic Science Project"